fbpx

Benefícios da terapia assistida por animais

Benefícios da terapia assistida por animais

Socialização, Comunicação, Memória, Concentração, Afetividade, Autoestima, Estabelecimento de vínculos, Prática de atividade física

Trabalhando com sua mãe desde 1980, Liane Pires Santos e sua mãe, Ione Terezinha Pires Santos, fundadora do Desenvolvimento Pedagógico Integrado, construíram um modelo de escola clínica diferenciada.

Benefícios da terapia assistida por animais

Sempre com enfoque multidisciplinar há mais de dez anos, Liana Santos incorporou a equoterapia a sua experiência clínica, nasceu o grupo Gati com foco de atendimento diferenciado e valorizando a individualidade.

A terapia assistida por animais é uma prática onde o animal é a parte principal do tratamento, objetivando promover a melhora social, emocional, física ou cognitiva. Parte do princípio de que o amor e a amizade que podem surgir entre seres humanos e animais geram inúmeros benefícios.

A terapia foi utilizada por Willian Tuke 1792, no tratamento de doenças mentais. A equoterapia teve seus primeiros relatos como tratamento médico no sec. XVII, com objetivo de melhorar o controle postural, a coordenação e o equilíbrio de pacientes com distúrbios articulares.

A equoterapia (cavalos) utiliza a similaridade entre o ritmo do movimento do animal e do ser humano de forma que permite, durante a cavalgada, o fortalecimento da musculatura de pacientes com habilidades limitadas.

A importância dos animais na sociedade não tem limites, a interação homem, animal desde o começo dos tempos sempre nos trouxeram benefício à saúde.

Psicóloga Shirlei Boaro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.