Um dos principais sintomas da fibromialgia é a dor generalizada no corpo por longos períodos, além da fadiga, sensação de formigamento nas mãos e nos pés, alteração no sono e na memória. Acompanhado desses sintomas, é comum a depressão e o transtorno de ansiedade também.
Somos um sistema integrado corpo e mente, portanto nossas emoções afetam nosso corpo e vice-versa. Quando pensamos na fibromialgia, as questões emocionais ficam muito presentes, sendo inclusive um desencadeador nas crises.
Apesar de não haver um consenso sobre a sua causa, algumas hipóteses são discutidas como, eventos traumáticos que a pessoa tenha vivenciado, excesso de estresse e até fatores genéticos.
Há estudos que associam a dificuldade de expressar as emoções e sentimento de impotência como comuns nessas pessoas, sendo na sua maioria mulheres.
Não existe uma cura, mas existem possibilidades de controle dos sintomas e ações que visam aumentar a qualidade de vida da pessoa que vivência esse quadro.
É muito importante um olhar e acompanhamento multiprofissional, psicoterapia, avaliação médica, intervenção medicamentosa quando necessária, além da fisioterapia e acupuntura.
O apoio social e a realização de atividades físicas são de suma importância também.
Busque ajuda de profissionais especializados.