fbpx

Vamos falar sobre fibromialgia?

Vamos falar sobre fibromialgia?

Um dos principais sintomas da fibromialgia é a dor generalizada no corpo por longos períodos, além da fadiga, sensação de formigamento nas mãos e nos pés, alteração no sono e na memória. Acompanhado desses sintomas, é comum a depressão e o transtorno de ansiedade também.

Somos um sistema integrado corpo e mente, portanto nossas emoções afetam nosso corpo e vice-versa. Quando pensamos na fibromialgia, as questões emocionais ficam muito presentes, sendo inclusive um desencadeador nas crises.

Apesar de não haver um consenso sobre a sua causa, algumas hipóteses são discutidas como, eventos traumáticos que a pessoa tenha vivenciado, excesso de estresse e até fatores genéticos.

Há estudos que associam a dificuldade de expressar as emoções e sentimento de impotência como comuns nessas pessoas, sendo na sua maioria mulheres.

Não existe uma cura, mas existem possibilidades de controle dos sintomas e ações que visam aumentar a qualidade de vida da pessoa que vivência esse quadro.

É muito importante um olhar e acompanhamento multiprofissional, psicoterapia, avaliação médica, intervenção medicamentosa quando necessária, além da fisioterapia e acupuntura.

O apoio social e a realização de atividades físicas são de suma importância também.

Busque ajuda de profissionais especializados.

Mariana Nabhan – CRP 06/114197
Psicologa Clinica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *