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5 Dicas para usar durante uma crise de ansiedade.

Atualmente, há um aumento da queixa do sentimento de ansiedade, seja pela rotina acelerada do trabalho, relacionamentos, filhos, dificuldades financeiras, pandemia e por aí vai.

A ansiedade é um sentimento importante que garante a nossa proteção, mas em demasia pode nos paralisar.

Dizemos que é um excesso de futuro, você sofre hoje com aquilo que nem aconteceu e talvez, nem aconteça. Em uma tentativa, muitas vezes, frustrada de controlar o que está a sua volta.

Diante de uma crise, é muito importante focar no aqui e agora. Nesse sentido, gostaria de sugerir uma ferramenta que é bastante utilizada e pode ajudar.

A técnica dos cinco sentidos:

  1. Liste cinco coisas que você consegue VER nesse momento, pode ser uma parede, armário, carro, etc. Se quiser, você pode optar por escrever o que está vendo.
  2. Liste quatro coisas que você pode TOCAR, pode ser o que estiver ao seu alcance, como um objeto de decoração, sua roupa, pele ou até o seu animal de estimação. Observe com atenção o peso, a textura e a temperatura.
  3. Liste três coisas que você pode OUVIR, como o barulho dos pássaros, o motoqueiro, coloque alguma música, por exemplo.
  4. Liste duas coisas que você pode CHEIRAR, há flores ou plantas perto de você? Pode ser uma vela perfumada, incenso ou o seu perfume preferido.
  5. E por fim, algo que você pode sentir o GOSTO, esse pode ser um bom momento para você comer o seu chocolate ou outro alimento de sua preferência, chupar uma bala ou até tomar um copo de água.

 

Dessa forma, você entra em contato com a realidade e sai do universo que provocou a crise de ansiedade. Essas são sugestões mais práticas, o que não substitui um cuidado especializado e aprofundado para compreender e tratar a causa desse sentimento. Busque ajuda profissional.

Mariana Nabhan
CRP 06/114197

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