fbpx

Situações difíceis e desenvolvimento pessoal

Como sobreviver e obter lições a partir das dificuldades

Como sobreviver e obter lições a partir das dificuldades pt.1

Mito de Sísifo (fonte:alcinojunior.blogspot)

A vida é uma sucessão de ciclos, onde há momentos de luz, regozijo e satisfação assim como momentos de escuridão, dificuldades e insatisfações. Estes momentos não duram para sempre e oscilam entre um e outro, porém tendemos a esquecer com frequência disso.

Quando estamos passando por momentos felizes e favoráveis por vezes temos a sensação que dali pra frente será tudo muito lindo e fácil, entretanto, na vida também passamos por momentos difíceis e tenebrosos e diante deles temos a sensação de que nunca acabarão. Tais percepções são totalmente equivocadas, pois, a vida é constituída tanto de momentos felizes e favoráveis quanto de momentos tristes e difíceis.

Épocas difíceis geralmente suscitam conflitos internos em nós mesmos nos fazendo sentir como se estivéssemos perdendo o controle sobre a nossa realidade (impotentes), nosso eu estivesse sendo pouco a pouco fragmentado e apagado (vulneráveis) enquanto a nossa percepção do aqui e do agora se dissolve em falta de sentido (crise de valores).

Albert Einstein dizia que, “em meio a todas as dificuldades, existe uma oportunidade”. No entanto, como podemos vê-la se estamos abatidos, se o ânimo não nos acompanha e nossa mente é tomada pela ansiedade e questionamentos do tipo: porque isso está acontecendo? qual o sentido de tudo isso? O que fazer e como fazer para transitar de tal situação?

Fonte:opopular.com.br

Perante essas questões vos trago alguns pontos, que colocarei em destaque nesse primeiro texto e em um texto posterior, que talvez possam ajudar na busca por respostas e na transição de situações difíceis.

Pensamentos disfuncionais. Não permita que pensamentos negativos bloqueiem o seu caminho ou te impeçam de ver o panorama da vida, das situações e de ser o melhor que pode ser. Questione-os, examine-os e os ponha à prova da realidade, testando assim a validade dos mesmos. Lembre-se que você é aquele que por meio das suas decisões pode encontrar a solução necessária e superar qualquer obstáculo que desejar. Foque naquilo que define você e potencialize.

“A confiança em si mesmo é o primeiro segredo para sucesso” — Ralph Waldo Emerson

Gestão Emocional. Saber gerenciar as emoções envolve buscarmos compreender e avaliar os nossos sentimentos, de maneira que consigamos agir com mais sabedoria e maturidade frente às adversidades. É um fator decisivo para conseguirmos reciclar as nossas experiências negativas, lidar com as pressões do cotidiano e não sermos abatidos por sentimentos desadaptativos.

Aprender a gerir as nossas emoções é uma das chaves para o crescimento pessoal e para sermos emocionalmente inteligentes, visto que a inteligência emocional: “é uma forma de reconhecer, entender e escolher como pensamos, sentimos e atuamos, além de ser algo determinante para as nossas interações com as outras pessoas e no como e, porque aprendemos e executamos a maioria de nossas ações diárias” (J.Freedman).

Por fim, as nossas emoções ainda que em algum momento da vida não saibamos identificá-las não implica necessariamente na ausência das mesmas.

Pois, tudo que aprendemos em nossa vida está, em parte, condicionado as nossas emoções e não há um único momento de nossas vidas que estejamos livres delas. “Todo aprendizado, [portanto], tem uma base emocional” conforme expresso pelo filósofo ateniense Platão e conforme as pesquisas e os achados científicos mais atuais que corroboram a fala deste renomado pensador.

Psicólogo Clínico
Andson Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *